Veja quais são os alimentos que causam gases e como prepará-los corretamente

Veja quais são os alimentos que causam gases e como prepará-los corretamente

Muitas vezes, após as refeições, bate aquele desconforto. Isso pode ser consequência do consumo de alimentos que causam gases e deixam a gente com sensação de estufamento e dor. Mas como podemos desfrutar dos benefícios desses alimentos sem ter que lidar com a parte chata dos gases? Nesse ponto, o modo de preparo pode influenciar completamente e, se feitos de forma correta, evitam a flatulência e o incômodo. Saiba quais são os principais alimentos que causam gases e a forma correta de prepará-los. 

 

Por que alguns alimentos causam gases? 

Na hora do processo digestivo, alguns alimentos, geralmente carboidratos, contém substâncias que acabam não sendo completamente quebradas e digeridas no estômago e seguem para o intestino. Como esse órgão não têm a capacidade de produzir as enzimas necessárias para fazer a digestão completa desses carboidratos, eles acabam fermentando pelas bactérias intestinais, causando a flatulência. Uma dieta com grande ingestão de fibras pode aumentar ainda mais os gases, já que elas regulam e estimulam o funcionamento intestinal.

 

Leguminosas: o segredo está no molho

O feijão é o rei das reclamações de quem sofre com excesso de gases. E não é para menos: rico em fibras e carboidratos duros e de mais difícil digestão, essa leguminosa super importante no prato dos brasileiros e cheia de benefícios é tão saudável e saborosa que dá pena retirá-la da dieta. A ervilha também é outra leguminosa muito conhecida por causar gases e inchaço, pois contém uma substância chamada lectina que causa essa sensação.

Porém, você não precisa deixar de comer seu arroz com feijão ou sua sopa de ervilha no inverno: se o problema for os gases, tem solução! O segredo está em deixar o feijão de molho antes do preparo por cerca de aproximadamente 12h (por isso, é recomendável deixar ele de um dia para o outro em um recipiente com água).  Algumas pessoas costumam trocar essa água de três em três horas, mas isso não é uma regra.. Ah! É importante cozinhá-lo com essa mesma água, ok? Também não tenha pressa em retirá-lo do fogo: quanto mais o feijão cozinhar, mais os amidos serão liberados e menor é o risco de causar gases. 

 

Repolho pode ser combinado a outros alimentos no preparo

A maioria dos vegetais costuma causar gases, por serem ricas em fibras e rafinose, um amido que não consegue ser digerido pelo organismo. Porém, o mais famoso por esse feito é o repolho, conhecido também pelo odor ruim da flatulência que gera no organismo. Isso se deve ao fato de o repolho conter enxofre, um gás que na fermentação intestinal acaba causando esse cheiro ruim, fora o desconforto. Mas você não precisa tirar o repolho da salada só por causa disso! Uma dica para prevenir os gases é temperá-lo com limão ou gengibre, que evita e muito a flatulência. Porém, se o repolho for cozido, outras alternativas podem ajudar: pré-cozer o alimento ou cozinhá-lo com vegetais que podem auxiliar no processo digestivo, como o tomate, são algumas das opções. 

 

Matérias
recomendadas