Gorduras boas existem e devem ser consumidas por quem busca uma  alimentação saudável

Gorduras boas existem e devem ser consumidas por quem busca uma alimentação saudável

Todos sabem que a recomendação médica é a de levar a vida com uma dieta balanceada, diversa e rica em nutrientes. Porém, o conceito de alimentação saudável acompanha alguns mitos que devem ser esclarecidos. Um deles é que todo tipo de gordura  deve estar fora de um prato considerado ideal. 

Na verdade, existem diferentes classificações de gorduras e a considerada gordura boa desempenha um papel muito importante no organismo e deve estar presente em uma dieta saudável. Quer saber quais são as gorduras boas? Então continue lendo para conferir!

 

A diferença entre gorduras boas e gorduras ruins

As gorduras ou ácidos graxos compõem um dos grupos básicos da pirâmide alimentar. A gordura se apresenta de forma saturada ou insaturada, e ambos os tipos se diferem nas composições químicas e também em como afetam o corpo. A gordura boa, que nos interessa, é a insaturada. A saturada é a que apresenta os malefícios que conhecemos como o que se deve evitar. Entre as gorduras ruins também está a gordura trans, que é ainda mais contra indicada por ser produzida industrialmente, e não organicamente, como as duas outras.

 

Entenda a importância de consumir gordura boa

Os alimentos ricos em gorduras boas são essenciais para o bom funcionamento do corpo, porque eles são uma fonte muito concentrada de energia, responsável por acionar parte das reações químicas do organismo, ou seja, fazer ele funcionar. As gorduras boas combatem inflamações e oferecem benefícios ao coração, ao sistema cardiovascular e ao cérebro.

 

Quais são os alimentos ricos em gordura boa?

As gorduras boas são encontradas em sua maioria nos alimentos de origem vegetal, como em sementes, nozes, azeite de oliva e óleo de canola. Já nos alimentos de origem animal, alguns peixes de águas frias e profundas - como cavala, arenque, sardinha, salmão e atum - são ricos em um grupo de gorduras boas chamadas de ômega-3. 

As gorduras saturadas dominam o grupo de alimentos de origem animal e estão presentes na carne vermelha, manteiga, queijos e outros derivados de leite. Já as gorduras trans estão em alimentos industrializados, como biscoitos recheados, sorvetes e salgadinhos.

Isso mostra que a alimentação saudável, rica em legumes, vegetais e carnes magras, não dispensa totalmente a gordura, e sim seleciona as que são classificadas como gorduras boas. 

 

Referências bibliográficas:

 

http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3507/1/MD_ENSCIE_IV_2014_57.pdf 

 

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302009000500012&script=sci_arttext 

 

https://www.scielosp.org/article/rpsp/2012.v31n6/513-517/pt/ 

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6140086/ 

 

Matérias
recomendadas